GESNERIACEAE

Nematanthus lanceolatus (Poir.) Chautems

Como citar:

Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa; Tainan Messina. 2012. Nematanthus lanceolatus (GESNERIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

208.151,125 Km2

AOO:

148,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo nas regiões Nordeste (Bahia) e Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro) (Araujo; Chautems, 2010). É encontrada entre 850 e 900 m de altitude no Parque Nacional do Itatiaia (Barros et al., 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?Espécie de distribuição média com EOO de 178.407,2 km². A espécie habita diferentes fitofisionomias em sua área de ocorrência e é encontrada em unidades de conservação (SNUC). Porém para o Estado de Minas Gerais, onde sua distribuição parece ser mais ampla, existem lacunas de proteção para a espécie com informações de ameaças. Enquanto para os outros Estados podemos inferir uma estabilidade para as subpopulações da espécie o mesmo não pode ser dito para o Estado de Minas Gerais.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Assemelha-se morfologicamente com N. hirtellus (Schott) Wiehler. Chautems (1988 apud Araujo et al., 2005) diferenciou-as por caracteres como tamanho de pecíolo (2,0-4,5 cm em N. lanceolatus vs. 3,0-7,0 cm em N. hirtellus) e do cálice (0,5-1,0 vs. 1,0-2,0 cm de comprimento)e coloração da corola (vermelha com lacínios amarelos vs. totalmente amarela, vermelho-alaranjado ou rosa intenso) (Araujo et al., 2005). Outros sinônimos: Alloplectus angustifolius DC., Columnea angustifolia (DC.) Kuntze, Alloplectus concolor Hook., Alloplectus dichrous (Spreng.) DC., Columnea dichroa (Spreng.) O. Kuntze, Crantzia dichrus (Spreng.) Fritsch, Alloplectus pinelianus Lem., Alloplectus pinelianus var. bicolor Lem., Alloplectus schottii G. Don, Besleria bicolor Schott, non Kunth (Chautems, com. pessoal).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Na Cadeia do Espinhaço ocorre na beira de mata ciliar, entre rochas em áreas florestais, em Campo Rupestre e raramente em Cerrado (Araujo et al., 2005) e no Parque Nacional do Itatiaia ocorre a cerca de 850 a 900 m, em locais úmidos na montanha inferior segundo Segadas- Vianna (1965 apud Barros et al., 2010), sendo área ocupada por mata úmida (Barros et al., 2010). Ocorre em Floresta Estacional Semidecídua (Menini Neto et al., 2009) e em Campo Rupestre e capão de mata que ocorrem em campos ferruginosos (Santos, 2010).
Habitats: 1 Forest, 2 Savanna
Detalhes: Epífitas de 0,8 a 2,0m de altura (Araujo et al., 2005) ou subarbustos terrestres ouepifíticos (Barros et al., 2010). É uma planta dispersa por animais(Menini Neto et al., 2009), sendo coletada com flores em março e deagosto a dezembro e com frutos em janeiro e dezembro (Araujo et al., 2005). Ocorre em Cerrado e Mata Atlântica (Araujo; Chautems, 2010). Na Cadeiado Espinhaço ocorre na beira de mata ciliar, entre rochas em áreas florestais,em Campo Rupestre e raramente em Cerrado (Araujo et al., 2005) eno Parque Nacional do Itatiaia ocorre a cerca de 850 a 900 m, em locais úmidosna montanha inferior segundo Segadas- Vianna (1965 apud Barros et al., 2010), sendo área ocupada por mataúmida (Barros et al., 2010). Ocorre em Floresta EstacionalSemidecídua (Menini Neto et al., 2009) e em Campo Rupestre e capão demata que ocorrem em campos ferruginosos (Santos, 2010).

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A Reserva da Serra das Lontras exibe áreas de floresta bem preservadas nos pontos mais altos, alternadas a um mosaico de estádios sucessionais determinados por um histórico de intervenções humanas, com indicação de corte raso, plantações de cacau, pastagens e cultivos de subsistência (Amorim et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Algumas porções da Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita (BA) apresentam florestas que aparentemente não sofreram corte raso, trechos em diferentes estádios de sucessão ecológica e grandes áreas de plantações de cacau. Parte da RPPN é cortada por uma estradaque dá acesso à parte mais alta da SBO, onde foi instalada uma torre de transmissão, o que determinou nesse local, a erradicação da vegetação original há mais de 30 anos (Amorim et al., 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.1 Mining
Encontrada em campos ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero, áreas sujeitas à mineração para extração de minério de ferro, MG (Santos, 2010).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, MG (Silva, 2006); Reserva Serra das Lontras; e Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra Bonita, BA (Amorim et al., 2009), Reserva Biológica da Represa do Grama, MG (Menini Neto et al., 2009), Parque Nacional do Itatiaia (Barros et al., 2010), entre outras (CNCFlora, 2011).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo(Simonelli; Fraga, 2007).